Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Segurança e Saúde no Trabalho

Motociclistas - Adicional de Periculosidade - Aprovação

há 10 anos

Em face da publicação da Portaria MTE nº 1.565/14 no DOU de 14/10/2014, foi aprovado o Anexo 5, intitulado "Atividades Perigosas em Motocicleta", constante da Norma Regulamentadora (NR) nº 16, que trata sobre atividades e operações perigosas, aprovada pela Portaria MTb nº 3.214/78.

Sendo assim, são consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos da NR 16.

Ressalta-se que, é responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do art. 195 da CLT.

O Anexo 5 da NR 16, aprovado pela Portaria MTE nº 1.565/14, dispõe que as atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

Estipula, ainda, o referido Anexo 5, que não são consideradas perigosas:

a) a utilização de motocicleta ou motoneta, exclusivamente, no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela;

b) as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los;

c) as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

d) as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.

Por fim, a Portaria MTE nº 1.565/14 entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, 14/10/2014.


Fonte: CENOFISCO

  • Sobre o autorAdvogado, Pregoeiro, Membro de Comissão Permanente de Licitação
  • Publicações44
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações207
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguranca-e-saude-no-trabalho/145271742

Informações relacionadas

Franciele Stadtlober, Advogado
Notíciashá 2 anos

Carteiros motociclistas podem acumular AADC e adicional de periculosidade

TRT-3ª - Vendedor externo que trabalhava habitualmente com motocicleta tem reconhecido o direito ao adicional de periculosidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)